quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PS Plus - Será que o Serviço Vale a Pena?

http://psgamespower.blogspot.com/2015/08/ps-plus-sera-que-o-servico-vale-pena.html
Esta deverá ser a primeira vez que analiso um serviço, escolhi para tal o PlayStation, PS Plus. Irei falar sobre a minha breve experiência, a opiníão que já "apanhei" de uma variedade de pessoas, a minha própria opinião pessoal, e uma análise em geral pessoal e profissional sobre se o serviço vale a pena ou não.

Ora bem, PS Plus, um serviço que promete uma seleção de jogos com um rating de 70+ no Metacritic, serviço de Cloud Storage que permite partilha de ficheiros entre as consolas e guardar ficheiros de save dos jogos, descontos e ofertas exclusivas, testes a jogos e penso nada de mais...à claro o serviço online na PS4.

Não posso dizer que tenha usufruído de tudo, se calhar há mais algumas funções embutidas no serviço, eu simplesmente não faço ideia, pois não verifiquei tudo. Na minha opinião pessoal vou analisar cada uma das facetas que já experimentei, as "jogadas" que já vi e vejo por parte da Sony para fazer a malta aderir ao serviço e claro falar sobre o tanto contestado online pago da PS4. 

Ora bem vamos começar com a minha faceta favorita, os Descontos/Ofertas Exclusivas/Testes de Jogos Completos.

Se procuram bons preços nos jogos digitais da PS Store, fazem bem em aderir ao Plus, parece que não mas lá vão tendo bons descontos para a malta, e daí se torna uma jogada da Sony, não a condeno pois é uma faceta do serviço, condeno sim o nível a que a Sony leva isto para fazer a malta aderir. Ora bem eu vou renovando, quando acho que devo fazê-lo, em grande parte por isto, diga-mos que pagar metade do valor de um jogo que custa 4.99€, ou apanhar jogos a 1.80€ como o Super Hang On, receber um desconto de 60%-70% sabe muito bem em jogos que me interessam, mas como se torna isto uma jogada completamente desleal a quem não tem o serviço mas gosta da PS e vai adequirindo conteúdos na Store?

Ora bem, aqui vai....torna-se quando removem uns 3€ em desconto de um jogo para quem não tem o Plus e para quem tem removem uns 8€ +-, na mesma promoção, e já não foi a primeira vez que vi isto, mas foi a mais recente, em que vi o Metal Slug 3, que foi lançado na store, com modo online co-op (que não funciona pelo menos na Vita), e com 12 troféus , há pouco mais de 2-3 meses (de momento não sei a data correta), o jogo custa uns 11.99€, numa promo de verão recente ficou a 3.59€ para quem era Plus (foi assim que adequirí o jogo), mas para quem não era Plus o jogo ficou a uns 8€ sensívelmente, tinha o serviço, adequiri ao preço mais baixo, fiquei indignado com o preço a que estava para quem não tinha o serviço, e já vi esta jogada se não me engano a sere usada antes com este mesmo jogo quando saíu e com o Grim Fandango Remaster se não me engano. Existem limites que não devem ser ultrapassados e este é um deles, pois é simplesmente gozar com quem usa a Store para adquirir conteúdos e jogos.

Os testes de jogos completos parou no tempo, nunca mais teve nenhuma adição e sinceramente nunca usei, mas era uma boa vantagem do serviço que devia ter continuado a ser atualizada com novos jogos, quanto a ofertas exclusivas só se podem referir aos descontos, pois o pack de avatares, pacotes de jogos MMO e o Driveclub PS Plus Edition, não são nada do outro mundo e os pacotes e o pack de avatares ficou por ali mesmo, e os poucos temas também não são nada do outro mundo, tenho melhores temas para a PS3 que eu próprio criei.

Passamos então para o Cloud Storage/Saving.

Quanto ao Cloud Storage nunca usei, o Saving usei e uso, e irei falar onde isto se torna uma jogada, e não, não se torna nem tornou uma jogada com a PS3. O Cloud Saving dá muito jeito, principalmente com aqueles jogos da PS3 que não nos dão oportunidade de fazer backup do save para uma pen, e porque temos sempre os nossos saves à mão com a nossa conta, para mim dá-me jeito porque gosto de ter as meus saves salvaguardados principalmente de jogos que são lixados como o Demon's Souls e Dark Souls, em que são jogos em que gastei uma quantidade vasta de horas e que não gostaria nada de ter de recomeçar, princípalmente o Demon's em que não dá para fazer backup para uma pen, isto torna-se uma jogada na Vita, em que para fazer mos backup do save dos jogos Vita, temos de copiar o jogo para um PC, não nos dá a hipótese de fazer backup do save como nos dá dos jogos PS1/PSP, se quizermos só fazer backup do save temos de ter Plus para enviar o mesmo para a cloud, senão temos de copiar o jogo para um PC.

Esta jogada a mim deixou-me indignado, não parece ser nada de mais mas, quando quero apagar um jogo e são 3 da manhã e não tenho Plus, para poder instalar outro, bem digamos que estar a ligar o PC para copiar um jogo de 1Gb-2Gb, vai demorar no meu PC e não quero ter de perder aquele tempo, ou se tiver na casa de um amigo/familiar, não tenho sequer essa hipótese, ou tenho Plus para guardar o meu save ou bem, lixo-me e terei de recomeçar o jogo depois, coisa que me desmotiva bastante em relação aquele jogo em questão, pois vou perder a vontade de pegar nele, só porque terei de recomeçar tudo do início.


 E por fim as Ofertas de Jogos/Online Pago.

Isto é do que muita gente se queixa, o Online pago que eu próprio acho mau na PS4 terem de pagar para jogar online, tudo bem que existe concorrência que faz os jogadores pagarem para terem o serviço de online, mas se a Sony queria fazer isso, porque não o começou com a PS3, e se mudou isso com a PS4 porque não o pôs como norma na Vita e PS3 também, assim ficava tudo por igual? Para mim foi mais uma jogada para a malta aderir ao serviço, talvez porque o mesmo tinha custo elevados de "manutenção" de ofertas e etc... que para o número de subscritores não justificava o gasto, e portanto foi a maneira deles subirem o número de assinantes e suportar os gastos e claro gerar lucro, para mim uma jogada muito má da Sony, pois pagar para jogar online já pago o meu serviço de Net, e isto era uma vantagem que a Sony tinha, depois a malta queixou-se e com razão da fraca segurança que a Sony teve, que levaram a que os ataques DDOS tivessem sucesso, que levaram ao serviço da PSN a ir abaixo durante dias, o que leva a pensar, a malta que subscreve o serviço para poder usufruir do online, está a pagar para ter o quê? Um serviço que não se consegue proteger de um ataque daqueles durante dias a fio, então a malta paga as subscrições para quê? Jogos? Cloud Saving/Storage? Descontos? "Ofertas Exclusivas"? Online na PS4?

Então e a melhoria do serviço da PSN, onde está ela?

Se vai ocorrendo é aos bochechos, mas não devia.

Quanto às ofertas de jogos toda a gente fica à espera de receber os jogos de topo, os populares e etc..., mas precisam de ver quanto dá a oferta anual em relação à sua subscrição, e pensar que os jogos são a um preço na store e é dai que têm que deduzir o custo anual que a Sony tem por utilizador do Plus a contar que todos adicionam os jogos à sua conta. Eu acho que as ofertas que fazem são uma boa maneira de cada um experimentar e jogar os jogos menos populares e indies por exemplo, mas sim devem ir pondo alguns jogos de topo nas 3 plataformas para irem mantendo uma "chama" digamos no serviço, mas nas 3 plataformas sempre, e depois vai também da perspectiva de cada um, não nos podemos esquecer que antes de julgar seja que jogo for temos de o experimentar, e não dizer logo que não é bom, se não experimentamos não podemos ter opinião formada do mesmo. E as ofertas não são iguais mensalmente e cada um tem de pensar que aquilo que não lhes interessa num mês, interessa a outros e o que no mês a seguir lhes interessa, não interessa a tantos outros, ou seja o serviço vai agrandando a todos à vez, por assim dizer, e isso é um bom funcionamento.

Veridico Final

A nível pessoal para mim o serviço vai indo bem, as ofertas mensais vão-me agradando, mas o meu foco é o serviço de Cloud Saving e os Descontos portanto o Online na PS4 e as Ofertas de Jogos pouco ou nada me aquecem ou arrefecem, ainda mais não sendo fã do digital, jogos que ofereçam e me interessem que existam em físico, prefiro sempre arranjar em físico.

De lado profissional, precisam de acontecer ajustes na segurança da PSN para valorizar o valor que cada jogador(a) gasta a fazer/renovar a subscrição, a diferença que existe no termo dos descontos precisa de ser revista, pois quando metem um jogo a desconto a diferença que fazem não pode ser uma gozação para quem não tem o serviço, no caso do Metal Slug 3 o jogo deveria ter sido posto a 6.59€ por exemplo para quem não era Plus, já era capaz de aceitar algo assim, e deveriam rever o firmware da Vita de maneira a dar a possibilidade de exportar-mos os nossos saves dos jogos da Vita para o PC, da mesma maneira como fazemos com os jogos PS1/PSP.

Acho que o serviço para agora tem boas vantagens para fazerem uma adesão, mas precisa (e já devia ter sido) de ser melhorado, não acho o valor das subscrições nada de mais, 50€ por 1 ano fica bem acessível, 7€ por um mês dá uma boa verba para quem só gosta de ir renovando quando acha que vale a pena, agora falando sobre o aumento que vai haver na subscrição de 3 meses que vai aumentar de 15€ para 20€, vejo isto como uma estratégia de aproximar esta ao valor de 1 ano e fazer assim a malta renovar logo 1 ano, acho que é uma má jogada da Sony como consumidor, e uma boa jogada de Marketing visto a um nível profissional.

0 comentários:

Enviar um comentário

Recebe a Nossa Newsletter

FantasPT. Com tecnologia do Blogger.
UA-43693560-1